PF investiga esquema de fraudes em licitações e possível compra de votos em São Gabriel; prefeitura diz colaborar com apuração

PF investiga esquema de fraudes em licitações e possível compra de votos em São Gabriel; prefeitura diz colaborar com apuração

Foto: PF/Divulgação

A Polícia Federal deflagrou, nesta sexta-feira (14), a Operação A La Vontê, para apurar suspeitas de corrupção e fraudes em contratos firmados pela prefeitura de São Gabriel. A investigação mira possíveis crimes de corrupção ativa e passiva, frustração do caráter competitivo de licitação e fraude em licitações e contratos administrativos.

+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp

Foram cumpridos quatro mandados de busca e apreensão em residências de investigados e em prédios públicos do município. As ordens foram expedidas pelo Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Sul (TRE-RS), já que parte dos fatos sob análise estaria relacionada às eleições municipais de 2024.

De acordo com a PF, o inquérito aponta indícios de um esquema de direcionamento de licitações em benefício de uma empresa contratada pela prefeitura. Servidores municipais teriam repassado informações privilegiadas e atuado para facilitar a vitória da empresa em certames, recebendo vantagens indevidas em troca.

Os contratos investigados referem-se ao fornecimento de alimentos e marmitas para secretarias municipais. A PF afirma haver fortes indícios de que parte dos valores desviados teria sido usada para compra de votos no pleito municipal de 2024. Também há suspeitas de utilização de recursos públicos para fins pessoais dos envolvidos. O material apreendido passará por análise para aprofundamento das investigações.


Prefeitura diz colaborar com investigação

Em nota enviada à reportagem, a prefeitura de São Gabriel afirmou estar colaborando integralmente com a Polícia Federal. O município informou que a operação ocorreu em setores administrativos das Secretarias de Saúde e da Fazenda, envolvendo um único contrato.

A administração também destacou que o prefeito Lucas Gonçalves Menezes não foi citado em nenhum dos mandados executados nesta sexta-feira.


Confira a íntegra da nota da prefeitura de São Gabriel:

A Prefeitura de São Gabriel informa que está colaborando integralmente com a Polícia Federal na apuração dos fatos relacionados à ação realizada na manhã desta sexta-feira (14) no município.

A operação concentrou-se em setores administrativos da Secretaria de Saúde e da Secretaria da Fazenda, em relação a um único contrato. Esclarecemos que o Prefeito Lucas Gonçalves Menezes não foi citado no mandado.

O Poder Executivo reitera seu compromisso absoluto com a transparência e tem total interesse no rápido e completo esclarecimento dos fatos. Assim que tiver acesso aos autos e às informações oficiais, a administração instaurará uma apuração interna para verificar eventuais irregularidades e adotar as medidas cabíveis.

Prefeitura Municipal de São Gabriel


Escolas de São Pedro do Sul suspendem aulas após morte de aluno e professora ficar ferida Anterior

Escolas de São Pedro do Sul suspendem aulas após morte de aluno e professora ficar ferida

Policial militar é suspeito de matar jovem, ferir esposa e depois tirar a própria vida em São Pedro do Sul Próximo

Policial militar é suspeito de matar jovem, ferir esposa e depois tirar a própria vida em São Pedro do Sul

Plantão
Logo tv diário
Logo rádio diário

AO VIVO

ASSISTA AGORA
MAIS BEI